Como a Costa Coffee se tornou mais popular que o Starbucks no Reino Unido

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A Starbucks é a maior rede de cafeterias do mundo, com mais de 24 mil unidades abertas em mais de 75 países, em locais tão diversos quanto Romênia, Bali e Jordânia. No entanto, no Reino Unido, o café tem outro nome: Costa Coffee. Na terra da rainha Elizabeth, a rede de cafés ultrapassa a Starbucks em número de endereços e na preferência dos consumidores, tornando-se um caso especial de sucesso, com ensinamentos importantes para quem também quer crescer nesse mercado.

A rede Costa Coffee foi criada em Londres, em 1971, pelos irmãos italianos Sergio e Bruno Costa. Em 1995, a marca foi comprada pelo conglomerado Whitbread, grupo britânico de alimentação, hotelaria e entretenimento, com quase 300 anos de história.

Atualmente, a rede conta com mais de 2.200 pontos no Reino Unido (composto por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), mais do que o dobro das 894 lojas da Starbucks no território. Por sete anos seguidos, de 2010 a 2016, ela recebeu o prêmio de melhor rede de cafeterias do Reino Unido, dado pela respeitada consultoria Allegra.

Para entender esse sucesso, listamos, abaixo, alguns fatos que levaram à ascensão da rede e algumas lições que podemos aprender com essa história. Boa leitura!

Qualidade

A população do Reino Unido está consumindo cada vez mais café e, com isso, tornando-se mais exigente. A procedência e a qualidade dos grãos ganharam importância, e a rede Costa Coffee investe pesado para garantir que seus clientes recebam um bom produto.

Recentemente, a marca aplicou 38 milhões de libras (cerca de R$ 170 milhões) na construção de uma fábrica para produção e torrefação do seu café, a fim de controlar toda a produção necessária para abastecer suas lojas e produzir o melhor café entre seus concorrentes.

Inovação

De olho no futuro, a Costa Coffee aposta na constante renovação para atrair e fidelizar seus clientes atuais e potenciais. Na nova fábrica, inaugurada em 2017, foi criado um laboratório de pesquisa, com uma equipe especialmente dedicada a criar blends especiais, edições limitadas premium e novas receitas.

Atendimento

As pessoas são, na visão da própria marca, um dos segredos do seu sucesso. A rede Costa Coffee apostou em um serviço, ao mesmo tempo, simpático e competente, com uma equipe que atende a todos com um sorriso e tem o treinamento adequado para servir um café realmente bem preparado.

Cartão fidelidade

Parte do crescimento comercial do Costa Coffee se deve à lealdade de seus clientes, e um passo importante para esse sucesso foi a criação do clube de fidelidade.

Lançado em 2010, o cartão de adesão gratuita oferece aos consumidores um sistema simples de pontos cada libra gasta se transforma em pontos que, posteriormente, podem ser trocados por produtos na própria rede. Com essa medida, ela viu seus clientes entrarem mais vezes em suas lojas e gastarem mais a cada visita.

Com esses passos, a Costa Coffee segue crescendo e mostrando que é possível enfrentar os gigantes e que, para fazer uma cafeteria de sucesso, são necessários poucos, porém bons ingredientes.

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