Se você busca incessantemente o segredo para fidelizar clientes, o Villa Café vai te dar umas dicas. Com criatividade, arrojo e uma dose de risco, você pode tornar sua cafeteria melhor, mais visitada e comentada que seu concorrente. No ramo da alimentação, por exemplo, lanchonetes e cafeterias já descobriram estratégias e diferenciais que podem trazer ótimos resultados e conquistar o coração de seus clientes.
Um bom atendimento, preços competitivos e promoções constantes são essenciais para quem deseja se destacar entre a concorrência, mas nem sempre isso é suficiente para garantir um cliente fiel.
É aí que entram as inovações e novidades que melhoram o relacionamento com os compradores e aumentam a visibilidade da cafeteria. Muitas dessas iniciativas, inclusive, inspiram outros estabelecimentos ao redor do mundo, especialmente quando são divulgados por meio da internet.
Se inspire nessas estratégias certeiras para fidelizar clientes em sua cafeteria:
1. Café compartilhado
Referência da IMAGEM
Já pensou em aproveitar o momento diário do cafezinho para fazer uma boa ação? Isso é possível graças ao café compartilhado, uma ideia que teria surgido em Nápoles e tem feito sucesso entre os frequentadores de cafeterias ao redor do mundo.
O funcionamento é simples: ao pagar pelo que consumiu, o cliente pode incluir em sua conta um “extra” — um café, achocolatado ou pedaço de bolo, por exemplo. Os itens pagos a mais pelos clientes são contabilizados em uma lousa e ficam disponíveis para moradores de rua ou outras pessoas que não têm condições de pagar.
Esse simples ato de gentileza pode fazer a diferença na vida de alguém nos dias mais frios ou quando a forme aperta, além de inspirar outras boas ações. É uma verdadeira corrente do bem!
Seus clientes vão se sentir bem ao saber que uma pequena atitude pode contribuir positivamente para a sociedade. E, pela nossa experiência, mesmo em se tratando de Brasil, isso funciona. O Café Compartilhado raramente é utilizado por “espertinhos” para não pagar a conta. Se quiser saber mais, entre em contato conosco.
2. Quer pagar quanto?
Referência da IMAGEM
À primeira vista essa iniciativa inusitada pode até parecer absurda, mas quem conhece o processo garante que dá certo! Em uma cafeteria do Rio de Janeiro que adotou esse sistema, por exemplo, em vez de determinar os preços dos produtos, são divulgadas as despesas do mês do estabelecimento (aluguel, energia, água, entre outras).
Depois de tomar seu café, o cliente pode escolher quanto quer pagar, e acompanhar em tempo real quanto falta para bater a meta da cafeteria e evitar que fechem no vermelho.
Com base na confiança, é possível fidelizar clientes e melhorar a relação com o consumidor, além de ganhar em divulgação espontânea — afinal, quem não gostaria de indicar para os amigos um lugar assim?
3. Gentileza que gera descontos
Referência da IMAGEM
Para incentivar a cordialidade e a gentileza no dia a dia, nada melhor que chamar a atenção dos clientes de uma forma sutil. Essa é a estratégia adotada por muitas cafeterias ao redor do mundo para fidelizar clientes: o preço do café varia de acordo com a forma que ele é solicitado.
Um exemplo de um caso de sucesso. Nosso cliente numa cidade quente no interior de Minas Gerais escreveu na lousa:
- Um Cappuccino Gelado: R$ 7,00 (300ml) / R$ 9,00 (500ml)
- Um Cappuccino Gelado, Por Favor!: R$ 6,00 (300ml) / R$ 8,00 (500ml)
- Bom dia! Um Cappuccino Gelado, Por Favor! R$ 5,00 (300ml) / R$ 7,00 (500ml)
Além da gentileza levar alegria ao dia-a-dia do estabelecimento, as pessoas começaram a tirar fotos e compartilhar nas redes sociais e foi um sucesso!
Nessa ação, o Villa Café produziu um adesivação (plotagem) com a foto do Cappuccino Gelado bem abaixo da lousa.
Usar os termos “bom dia” e “por favor” pode render descontos de até 50% no valor do cafezinho — ganha o cliente, que paga menos, e ganham os atendentes, que são recebidos com mais gentileza. E quem sabe isso não vira um hábito? É importante salientar que essa ação “perde a graça” com o passar do tempo. É importante substituir por uma outra em, no máximo, 2 meses.
4. Mamães, sejam bem-vindas!
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Apesar de já existirem leis para garantir o direito à amamentação, muitas mães ainda passam por constrangimentos e reprovações quando precisam alimentar seus bebês em locais públicos.
Pensando nisso, algumas cafeterias resolveram oferecer às mães um local confortável quando precisarem amamentar, mesmo que não consumam nada — alguns estabelecimentos ainda incluem, por conta da casa, um chá ou água à vontade. É uma iniciativa com custo baixo que pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar clientes.
5. Aceita um pedacinho?
Quem não gosta de uma boa degustação? Lançar produtos novos ou sazonais é praticamente uma exigência para o sucesso das cafeterias, mas é essencial dar aos clientes a chance de experimentar as novidades antes de comprar.
E para isso nada melhor que oferecer, sem custo, pequenas porções dos itens novos no cardápio, como bolos, tortas, salgados e até uma nova variedade de café ou bebida. Além de fidelizar clientes regulares, essa estratégia pode atrair novos consumidores e se destacar entre a concorrência.
Outra abordagem que também traz bons resultados é oferecer um brinde grátis na compra de determinado produto — que pode variar semanalmente ou de acordo com datas comemorativas do calendário.
6. Adicionais (Toppings) à vontade!
Referência da IMAGEM
Nada melhor para fidelizar clientes do que deixá-lo à vontade para escolher o que comer, o que beber e todos os adicionais possíveis, de preferência sem aumentar o valor da sua conta, desde que caibam no copo.
Funciona assim: ele escolhe o tamanho da bebida (300ml e 500ml são os mais comuns para geladas e 150ml e 240ml para as bebidas quentes), o Barista prepara a bebida e o cliente escolhe o que adicionar, dentro do copo.
Os frappés ou cafés gelados, por exemplo, fazem sucesso em cafeterias em qualquer estação do ano, e podem ser preparados com inúmeros acompanhamentos e caldas:
- cookies;
- gotas de chocolate;
- granulado;
- farofa de paçoca;
- biscoitos wafer;
- coco ralado;
- caldas e coberturas (chocolate; caramelo; morango; creme de avelã).
Essa liberdade de escolha garante que os cliente retornem muitas vezes! E o custo não varia muito, porque os acompanhamentos são limitados ao tamanho do copo. Sugerimos fortemente essa ação aos nossos clientes!
7. Promova coffee breaks e procure empresas para te contratar
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Foi-se o tempo em que as cafeterias eram apenas estabelecimentos onde se comprava ou se degustava rapidamente um café.
Hoje em dia, para conquistar um público cada vez maior, as cafeterias se reinventaram e se tornaram espaços de convivência, oferecendo entretenimento de qualidade para todas as idades, de livros e revistas a Wi-Fi gratuito a música ambiente e televisores.
Mas existem outras opções para quem deseja atrair e fidelizar clientes — eventos que podem ser organizados mesmo em estabelecimentos pequenos, que ajudam a aumentar o faturamento e tornar a cafeteria cada vez mais conhecida:
- desfiles de moda;
- sessões de autógrafos com escritores locais;
- lançamentos de livros;
- reuniões de grupos esportivos;
- degustações de cafés exóticos;
- palestras sobre assuntos variados;
- encontros de noivas e debutantes;
- saraus.
Reuniões e eventos corporativos ou comemorações de aniversários também podem ser oferecidos a pequenos grupos quando a cafeteria dispor de um local apropriado e afastado do público em geral.
O desafio de fidelizar clientes deve ser uma das prioridades em estabelecimentos de pequeno e médio porte, e no caso de cafeterias, alcançar esse objetivo depende de muita criatividade para satisfazer os consumidores e despertar neles o desejo de voltar sempre.
E você, tem alguma dica para conquistar os clientes de uma cafeteria? Deixe seu comentário! E, se quiser apoio para desenvolver essas ações em seu negócio, entre em contato conosco!