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7 dicas para treinar os funcionários da sua cafeteria

Blog Villa Café, Indústria

Ter uma cafeteria de sucesso depende de vários fatores. Entre eles está o atendimento de qualidade, capaz de proporcionar ao cliente uma experiência agradável e única, fazendo com que ele não só retorne como indique seu estabelecimento para outras pessoas. Contudo, é fundamental treinar funcionários para alcançar a qualidade no atendimento.

Separamos 7 dicas que vão ajudá-lo com o treinamento da sua equipe. Confira e descubra como preparar os profissionais para aumentar suas vendas e consolidar sua marca!

1. Fique atento na seleção

O processo de preparação da equipe da cafeteria começa na seleção dos profissionais. Para isso, analise bem o currículo dos candidatos, o histórico de experiências, o vocabulário utilizado na hora da entrevista e avalie as características de personalidade.

Valorize pessoas proativas, versáteis, com bom relacionamento em grupos, responsáveis, confiáveis e, preferencialmente, com experiência de trabalho em cafeterias e lanchonetes.

Durante a seleção, deixe claro que a pessoa deve ser multifunção, ou seja, algumas vezes ela deverá atender o cliente e vender os produtos. Em outras, preparar as bebidas ou até mesmo ir para o caixa. Numa cafeteria, em razão dos custos, é muito normal uma pessoa assumir temporariamente a atividade de outra.

2. Peça ajuda ao seu fornecedor de café

Tem alguma dúvida sobre o preparo das bebidas? Quer inovar com um produto novo? Pretende melhorar a formação dos seus funcionários? Uma forma de fazer isso é pedindo ajuda ao seu fornecedor de café.

A marca que fornece o seu café deve ter know-how de cafeteria e estar disposta a ajudá-lo, principalmente, no momento de implantação do negócio. Com uma visão de mercado ampliada, ele deve compartilhar estratégias de crescimento para o seu negócio e fornecer materiais online e offline para você treinar seus funcionários.

As marcas mais fortes de café, como o Villa Café, têm sua estrutura para treinamento, seja em espaço próprio ou através de baristas que visitam o estabelecimento e ensinam donos de cafeterias e seus colaboradores.

3. Apresente as regras básicas do seu negócio

O primeiro passo da capacitação é a apresentação clara das regras, horário de trabalho e procedimentos de funcionamento interno do estabelecimento. Você pode elaborar um manual padronizado para ser apresentado toda vez que entrar um novo funcionário, ou também indicar alguém mais experiente na casa para ser um mentor do novato.

Além de dominar técnicas de atendimento, é ideal que os garçons e baristas conheçam bem conceitos e produtos que são servidos, principalmente quando o assunto é café.

4. Faça uma ficha técnica de todas as suas receitas

Para facilitar o processo de adaptação e aprendizagem do novo funcionário, você pode montar uma ficha técnica com todas as suas receitas, especificando bem os ingredientes e modos de preparo. Tire fotos para facilitar a leitura e para conferência posterior. Mais tarde, você poderá aproveitá-las no cardápio também.

Isso ajuda não só quem está preparando os alimentos e bebidas, como também deixa os garçons bem informados para responderem às possíveis dúvidas dos seus clientes.

5. Invista na formação de um Colaborador Multiplicador

Uma boa cafeteria precisa de bons baristas que saibam não só preparar como criar as melhores bebidas à base de café. Para manter seu negócio competitivo, envie seus colaboradores-chave para cursos de baristas, seja de formação ou aperfeiçoamento.

Em contrapartida, peça que ele multiplique esse conhecimento, treinando novos funcionários, testando as bebidas preparadas por eles e coletando feedback dos clientes. Quanto mais conhecimento e técnica os baristas tiverem, mais alta é a qualidade dos seus produtos e mais fãs você vai conquistar.

Você não terá tempo de treinar todo novo funcionário e, infelizmente, a rotatividade de mão de obra em uma cafeteria costuma ser alta. Por isso, é importantíssimo ter um Colaborador Multiplicador para que você possa focar na inovação e controle do seu negócio.

6. Busque treinar funcionários para receber clientes diversos

O relacionamento com o cliente é a chave de um bom atendimento. Capacite seus funcionários para que eles saibam lidar com os diferentes tipos de clientes: os mais agressivos, indecisos, tímidos, encrenqueiros e comunicativos. Lembre-se de que é importante saber atender também clientes portadores de deficiência física!

O essencial no atendimento ao cliente é ter respeito, atenção e simpatia. Um sorriso no rosto ajuda muito a conquistá-los!

7. Preze pela higiene e segurança

Existem regras específicas do Ministério do Trabalho e da Anvisa que orientam condutas e práticas de segurança e higiene nos estabelecimentos.

Para além das regras oficiais, seus funcionários devem ser preparados para executar suas tarefas com o máximo de segurança e higiene. Saber limpar corretamente a cafeteira, por exemplo, é fundamental!

Tomar muito cuidado com a conservação de alimentos perecíveis e resfriados, como o leite; não utilizar produtos de limpeza tóxicos; utilizar toucas, máscaras e roupas de proteção no preparo de alimentos; manter o lixo longe dos alimentos; usar uniformes sempre limpos e resguardar pela higiene pessoal são só alguns dos requisitos necessários para ter um atendimento cuidadoso e seguro.

Seguindo esses passos para treinar funcionários, em breve sua cafeteria contará com uma equipe de primeira! O resultado é um atendimento de qualidade que permite ao cliente ter uma experiência prazerosa dentro do seu estabelecimento. É assim que o negócio começa a prosperar, fidelizando e atraindo cada vez mais clientes!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com a gente caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre a importância do atendimento em cafeterias! Se precisar de uma ajudinha, entre em contato conosco que será um prazer ajudá-lo!