aumentar as vendas da sua cafeteria

6 estratégias para aumentar as vendas da sua cafeteria!

Blog Villa Café, Curiosidades

Quem se aventura no empreendedorismo deve saber que não vai encontrar tarefas fáceis pelo caminho: destacar-se entre concorrentes e enfrentar períodos de crise econômica são alguns dos desafios que um empresário se depara em sua trajetória.

A notícia boa para quem investe em uma cafeteria é que esse mercado está sempre aquecido. Afinal de contas, o café não deixa de fazer parte do cotidiano da população.

Ainda assim, não vale acomodar-se. É preciso sempre estudar formas de atrair novos clientes e, claro, aumentar as vendas de sua cafeteria.

Hoje, neste post, vamos apresentar estratégias importantes para você implementar em seu negócio e impulsionar o número de frequentadores do seu estabelecimento. Confira:

Aumentar as vendas: os caminhos para ampliar o seu público

Quando pensamos em aumentar as vendas e fazer crescer com sabedoria a sua cartela de clientes, parte-se do pressuposto que já estejam aplicados na sua cafeteria os princípios básicos para a evolução de um bom negócio.

Por isso, antes de partir para as estratégias abaixo, tenha a certeza de que você oferece um produto de qualidade, com cafés selecionados, alimentos frescos, higiene e atendimento de primeira. Depois, estude seu negócio e aplique as estratégias abaixo.

1. Esforce-se no atendimento e estrutura

Acredite na máxima que diz que tomar café é viver uma experiência. O cliente que escolhe a sua cafeteria para dar uma pausa no dia merece ser atendido de forma agradável e ter uma estrutura adequada para passar alguns momentos.

Assim, preocupe-se sempre em oferecer um Wi-Fi de qualidade, mesas com tamanhos diferentes — algumas cafeterias são utilizadas como locais de reuniões. A gentileza e o atendimento personalizado também cativam frequentadores e fazem com que se tornem clientes habituais.

2. Capriche na divulgação e fidelização

Quando dizem por aí que “propaganda é a alma do negócio”, não tenha dúvidas. A sua cafeteria precisa ser vista e conhecida. Aposte na divulgação boca a boca, em promoções para atrair clientes e parcerias com estabelecimentos da região.

Quando os clientes chegarem, capriche na fidelização. Valorize quem te apoia no dia a dia e proporcione experiências diferenciadas, como cartões de pontos ou visitas para trocas por produtos.

3. Invista na variedade

Por mais que você tenha em seu cardápio as suas especialidades e os pratos e bebidas mais tradicionais, não deixe de investir em novidades e variedades. Traga novos grãos, drinks gelados, combinações quentes e acompanhamentos para o menu.

Ao fazer isso, avalie a receptividade dos clientes para os itens e considere manter fixos aqueles que mais agradam.

4. Marque presença online

Estar presente na internet já é mais que uma obrigação para quem deseja ser visto pelo seu público-alvo. Mais do que ter um site interessante ou estar presente no Facebook ou Instagram — o que é essencial — fique atento, também, ao marketing digital do seu negócio.

Chamar a atenção de seus clientes com posts em blogs e boletins de informação são algumas estratégias eficazes. Fique atento, também, aos portais em que visitantes postam avaliações e resenhas da sua cafeteria.

Esteja pronto para responder às críticas de forma atenciosa e cordial, buscando entender o que motivou a reclamação e formas de solucionar a situação.

5. Torne-o um point de quem ama café

Mais do que oferecer o melhor café, com produtos de qualidade e bom atendimento, a sua cafeteria pode atrair mais atenção se virar uma referência para os verdadeiros apaixonados por café.

Minicursos e workshops com baristas, encontros de estudiosos na área e degustações de produtos de primeira linha — além de lançamentos de novidades do mercado — podem garantir a presença de um novo e importante tipo de público no seu estabelecimento.

6. Proponha um calendário cultural

A associação de café à literatura, música e debates culturais é quase automática. Por isso, tente fazer sua cafeteria ser um ponto de encontro para quem gosta desses temas.

Tardes ou noites de autógrafos para lançamentos, clubes de leitura, shows ou exposições de artistas independentes não exigem tanta estrutura e acabam por tornar o seu espaço uma referência entre os estabelecimentos da região.

Agora que você anotou essas dicas que podem ajudá-lo, e muito, a aumentar as vendas de sua cafeteria, continue ligado em dicas e novidades sobre o universo do café. Para isso, curta a página do Villa Café no Facebook e não perca nenhum post!