5 receitas de café com nutella para você se deliciar

Blog Villa Café, Receitas

Muitas pessoas amam Nutella, o mais tradicional creme de avelã que temos à venda no mercado brasileiro. O sucesso é tão grande no mundo inteiro que 1 em cada 3 desse tipo de fruto produzido no mundo é consumido pelas fábricas da Ferrero, a dona da marca. Se o produto é tão bom, por que não combiná-lo com outro queridinho dos brasileiros, o café? Afinal, café com Nutella é uma excelente harmonização.

Por isso, preparamos este post com 5 receitas incríveis que contém esses ingredientes. Além de bebidas quentes e geladas, também ensinaremos a maneira correta de preparar doces, que podem ser servidos como sobremesas ou até mesmo no lanche da tarde. Quer aprender? Continue acompanhando o post!

Entenda essa combinação

Antes de iniciar as nossas receitas, vamos falar brevemente sobre a harmonização entre café e Nutella. Muito apreciadas, as avelãs são frutas secas, provenientes de uma árvore chamada aveleira.

O que se consome desse fruto é a sua semente, ou seja, o grão, que é considerado uma oleaginosa. Ela é a principal matéria prima do creme que estará presente nas receitas deste post. Seu sabor é doce e com notas terrosas, harmonizando muito bem com o chocolate.

Por isso, ela contrasta muito bem com o café, que tem um gosto mais amargo. A combinação é bastante clássica e costuma agradar a maioria das pessoas, até mesmo aquelas que não são assim tão fãs da bebida. Afinal, o gosto da Nutella ameniza aquele amargor típico do grão.

Veja as 5 receitas de café com Nutella

Agora que você já sabe porque essa harmonização é tão clássica e gostosa, vamos aprender algumas receitas!

1. Café com Nutella

Essa receita é para quem não abre mão do sabor do café, mas quer incrementar um pouco a bebida, fugindo daquele tradicional espresso. Saiba como fazer!

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de Nutella;

  • 1/4 de xícara de café coado;

  • 3/4 de xícara de leite.

Modo de preparo

Para preparar essa receita, utilizamos a xícara de café de 200 ml. Ferva o leite e, depois, adicione a Nutella. Bata tudo em um liquidificador ou mixer, até misturar bem os ingredientes. Adicione essa mistura ao café que já está pronto na xícara. Não é necessário adoçar, já que o creme de avelã cumpre esse papel.

2. Cappuccino com Nutella

Para quem prefere um bom cappuccino, também temos receitas com Nutella. Aprenda!

Ingredientes

Modo de preparo

Primeiro, coloque o leite quente com a mistura para cappuccino, até que a bebida fique homogênea. Depois, acrescente o creme de avelã e o creme de leite e mexa novamente, até que esses ingredientes sejam incorporados na bebida.

Por fim, decore a borda da caneca com Nutella e salpique canela em pó sobre o cappuccino, para decorar e acrescentar uma nota de sabor. Se você não gosta da especiaria pode deixar sem, ou decorar com outros confeitos de sua preferência, como marshmallows ou chocolate granulado.

3. Café gelado com Nutella

Essa receita é ideal para os dias de calor, especialmente em um país tropical como o Brasil. Se você não abre mão da bebida nem no verão, aprenda a fazer café gelado!

Ingredientes

  • 100 ml de café coado bem concentrado;

  • 1 colher de sopa de Nutella;

  • 50 ml de leite;

  • 1 bola de sorvete de creme;

  • 3 pedras de gelo de café;

  • chantilly .

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos o chantilly, que será usado para decorar a bebida. Nesse momento o café já deve estar frio. Depois de tudo bem batido, até o gelo sumir e a mistura ficar homogênea, despeje-a numa taça previamente decorada com Nutella ou calda de chocolate nas bordas.

Por fim, decore com o chantilly. Se preferir, acrescente confeitos, raspas de chocolate ou canela em cima da taça.

4. Café creme Nutella

Essa receita é uma sobremesa que promete surpreender os seus convidados, tanto pelo sabor quanto pela aparência. Apesar de ser um doce incrível, o seu preparo não é difícil. Aprenda como fazer!

Ingredientes

  • 45 g de açúcar de confeiteiro;

  • 45 ml de café espresso;

  • 250 ml de creme de leite;

  • Nutella;

  • chocolate em pó para decorar.

Modo de preparo

Comece separando as tigelas que você vai usar para servir a sobremesa e também um funil e uma garrafa, que serão necessários para o preparo da receita.

Primeiro, misture bem o café espresso e o açúcar de confeiteiro, até que fique homogêneo. Com o funil, transfira essa mistura para a garrafa. Despeje o creme de leite nessa mesma garrafa, agite bem o conteúdo e leve para a geladeira até esfriar (cerca de 20 minutos).

Decore as tigelas nas quais você servirá a sobremesa, cobrindo o fundo delas com Nutella. Despeje a mistura que estava na geladeira nas tigelas. Decore o doce cobrindo-o com chocolate em pó e leve para gelar.

5. Mousse de café com Nutella

A última receita da nossa lista também é uma sobremesa. Esse mousse de café com Nutella e delicioso e costuma agradar aos mais diversos paladares. Aprenda a fazer logo abaixo.

Ingredientes

  • 1 pacote de creme para bater chantilly;

  • 1 copo de iogurte natural;

  • 3 colheres de sopa de creme de café;

  • 1 folha de gelatina sem sabor;

  • 3 colheres de sopa de Nutella;

  • 3 colheres de sopa de whisky;

  • 1 colher de sopa de leite.

Modo de preparo

Para começar, você precisa fazer o creme de café, que será utilizado depois. Nele, você utilizará 25 g de café em grão, 225 g de açúcar e 100 ml de água. Bata o café com o açúcar no liquidificador, até que fique um pó fino. Depois, transfira o pó para a batedeira, acrescente a água e bata até ficar um creme bem consistente, parecido com merengue.

Agora que você já tem o creme de café, podemos passar para o preparo do mousse. Comece deixando a gelatina em um pote com água. Depois, bata a mistura para chantilly em uma batedeira, até obter o creme. Com a batedeira no mínimo, acrescente o iogurte, o creme de café e o whisky.

Prepare a gelatina, levando-a ao fogo baixo até que derreta. Quando estiver líquida e homogênea, acrescente à mistura da batedeira, ainda batendo bem devagar.

Em uma tigela a parte, misture a Nutella com o leite, para que não fique tão espesso. Por fim, coloque tudo na mousse, mexendo com uma colher, sem utilizar a batedeira. Despeje em uma tigela para servir e leve à geladeira por algumas horas, até que fique firme.

Muitas receitas podem ser feitas com essa deliciosa mistura de café com Nutella, desde bebidas até sobremesas incríveis. É só escolher a sua preferida, abusar da criatividade e impressionar seus convidados.

Se você gostou de aprender essas receitas de café com Nutella, compartilhe o texto em suas redes sociais e convide seus amigos para degustar elas com você!