10 curiosidades sobre a produção do café brasileiro

Blog Villa Café, Curiosidades

Com açúcar ou adoçante, puro ou com leite. Não importa a forma, o café não sai da mesa do brasileiro. Nós, que também somos apaixonados por essa bebida, separamos 10 curiosidades sobre o café nacional que é um dos mais respeitados em todo o mundo. Confira:

1 – Origem

Não há registro sobre a primeira vez que o café foi cultivado, porém sabe-se que o grão surgiu na Etiópia, na Antiguidade. Dali, o plantio alcançou a Arábia e depois o Egito. Para o grão chegar às terras brasileiras, foi preciso passar pela Turquia, Holanda e pelo Suriname. Aqui, a primeira referência que se tem do café foi em 1727, no Pará, e o primeiro cafeicultor brasileiro foi Sargento Francisco Palheta.

2 – Força política

A disseminação do café no Brasil coincide com o próprio amadurecimento do País. O “Ciclo do Café” norteou as decisões políticas que eram tomadas aqui no início do Século XX. Um exemplo, foi a conhecida “Política do Café com leite”, que em 1930 alternava o alto-comando nacional entre paulistas (produtores de café) e mineiros (produtores de leite).

3 – Proibição do plantio

Em 1932, o Brasil estava com superprodução de café e foi decretada a proibição de novos plantios para adequar os estoques à demanda. Mais de 78 milhões de sacas foram queimadas até que a II Guerra Mundial fez os preços do produto caírem.

4 – Imigração

Foi graças ao café que hoje o Brasil é essa mistura de culturas e raças. A Lei Áurea, em 1888, fez com que os produtores precisassem de nova mão de obra. Sem escravos, o Governo começou a incentivar a vinda de imigrantes europeus para o trabalho, o que resultou na chegada massiva, principalmente, de italianos e alemães.

5 – Biodiesel

Nem todo grão de café pode virar bebida, mas os descartados da moagem podem virar biodiesel. É o que propõe uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais. A cada 100 kg de café é possível extrair 12 kg de óleo.

6. – Café faz mal à saúde?

Não! Nas últimas décadas, várias descobertas colocam o café como um aliado indispensável para a nossa saúde, contrariando mitos de que ele (e a cafeína) seriam vilões. Um dos mitos é que a bebida provoca gastrite ou úlcera no estômago, sendo que na verdade ela deve ser evitada por quem já possui esse tipo de doença. Outro mito muito comum é que o café vicia, mas a realidade é que a ingestão dele é vista como um hábito saudável.

7 – Nossa Senhora do Café

Em 2004, foi celebrada a primeira missa para a Nossa Senhora do Café do Brasil. A história surgiu 40 anos antes com uma cafeicultora do interior de SP que criou um boletim com esse nome para distribuir em igrejas. Um artista desenhou a imagem da tal santa que vem recebendo orações e promessas desde então.

8 – Café em cápsulas

O sonho de ter uma café espresso em casa é realidade para muita gente por causa das máquinas de cápsulas. Elas produzem pequenas doses ao apertar de um simples botão. Isso revolucionou o mercado brasileiro e esse segmento vem crescendo 18% em volume por ano.

9 – Café gourmet

O café gourmet também tem ganhado espaço no Brasil. A diferença está no processo: os melhores grãos são selecionados depois de colhidos em solo especial. Depois, há um processo criterioso, envolvendo profissionais para formar os “blends” e, então, se busca o ponto de torra ideal para oferecer ao consumidor os aromas e sabores presentes naquele café. Isso tudo faz toda a diferença no sabor.

10 – Café nas refeições

O sabor do café brasileiro tem sido testado também em pratos, tanto doces quanto salgados. O sabor do grão vai bem com carne vermelha, de diferentes tipos, além de harmonizar com o frango na versão empanado, por exemplo. Já do lado adocicado da vida, o café serve bem com um tradicional e saboroso tiramisú.

Já conhecia todas essas curiosidades? Conhece mais alguma? Compartilhe-a com a gente!