Xícara de café: entenda sua importância na degustação da bebida

Blog Villa Café, Curiosidades

Se você já conversou com um especialista em cervejas, certamente já o ouviu falar da importância da caneca ou tulipa adequadas para apreciar o sabor da bebida em sua totalidade. O mesmo acontece com os amantes dos vinhos, que fazem questão de tomar sua bebida em taças corretas.

Com o café, acredite, não poderia ser diferente. Especialistas afirmam que a xícara que você utiliza todos os dias pode, sim, influenciar na experiência e na percepção do sabor da sua bebida preferida.

Hoje, vamos entender quais são as principais teorias sobre essa questão e dar dicas sobre qual a xícara de café perfeita para você apreciar, ao máximo, todos os aromas e sabores.

Xícara de café: um estudo quase psicológico

Antes de analisarmos fisicamente, é importante saber que muito da experiência de tomar um café passa por aspectos psicológicos. De acordo com diversos estudos, é possível ter uma percepção diferente do sabor e do aroma do seu café de acordo com o recipiente em que ele é servido.

Um estudo australiano, por exemplo, serviu a mesma bebida para 18 pessoas diferentes em xícaras e canecas de cores variadas. Os itens de cor branca, por exemplo, foram associados a uma bebida mais forte e amarga. Já quem tomou nas xícaras de cor azul clara ou transparente, teve a percepção de que a bebida estava mais doce e suave.

Segundo os especialistas que participaram do estudo, é possível que as cores estejam ligadas a experiências individuais e, por isso, mudem as sensações de quem experimenta.

O tamanho e formato da sua xícara também podem influenciar no sabor que as pessoas esperam da sua bebida. Aquelas com diâmetros maiores trazem a percepção de que o café será um pouco mais doce. Já xícaras pequenas, como aquelas utilizadas em escritórios, trazem a percepção de cafés fortes.

O material perfeito

Fora das questões psicológicas, quem estuda os sabores e os aromas de café já tem um veredito sobre as melhores e piores xícaras para a degustação da bebida, de acordo com as peculiaridades de cada material e formato do recipiente.

Por mais que a preferência pessoal influencie muito sobre qual é a melhor opção para realizar a degustação de café, há, sim, um consenso de especialistas sobre qual a chávena ideal para isso.

Xícaras de plástico ou poliestireno, por exemplo, podem ser consideradas inadequadas para a degustação de café. Além de serem de materiais que podem liberar substâncias nocivas à saúde com o tempo, eles tendem a, também, transferir sabor e aroma para a bebida.

Os recipientes produzidos com metal — xícaras, copos e garrafas térmicas — são bons retentores de temperatura e, por não serem feitos de material poroso, não provocam alteração de sabor para o seu café.

Mas, segundo baristas, a porcelana é, definitivamente, o melhor material para a xícara de café. Se o recipiente for previamente aquecido antes de servir a bebida, melhor ainda.

Levando em conta aspectos sensoriais e técnicos, este material preserva a maioria das características do café. Ao contrário do vidro, que é outra excelente alternativa, mas que não possui grande capacidade de isolamento térmico.

Formatos e tamanhos

Até mesmo o formato da sua xícara pode influenciar no sabor do seu café diário. Por isso, segundo o consenso dos especialistas, o ideal é que sempre seja escolhida uma chávena em que a base seja mais estreita que a boca. Este tipo de formato valoriza, inclusive, a crema da bebida.

O fundo da xícara também deve ser mais espesso do que a borda. Isso garante a manutenção da temperatura e que o toque dos lábios no recipiente seja agradável.

O tamanho é um outro ponto a ser analisado na hora de escolher a sua xícara ideal. Para um espresso, por exemplo, o modelo não deve ter o volume maior que 60 ml. Para outros tipos de tiragem, xícaras e canecas de até 120 ml podem ser consideradas.

Se você gostou deste post e quer continuar sempre em dia com as novidades e curiosidades do universo do café, não deixe de assinar a nossa newsletter. Basta inscrever-se e passar a receber diretamente em seu e-mail os melhores conteúdos para quem, como nós, é apaixonado por café!