qual-a-quantidade-de-cafeina-ideal-para-consumir-diariamente.jpeg

Qual a quantidade de cafeína ideal para consumir diariamente?

Blog Villa Café, Café e Saúde

Nada melhor que tomar uma boa xícara de café, não é mesmo? Mas essa sensação fica melhor ainda quando você sabe que está consumindo um produto de qualidade e que, além de ser agradável ao paladar e proporcionar prazer, ainda está carregando uma série de benefícios para o seu corpo.

Mas, como tudo na vida, é claro que temos que tomar cuidado com o exagero.

Até mesmo com o café, é preciso equilibrar a quantidade consumida diariamente para evitar efeitos inadequados.

Hoje, vamos entender aqui no blog do Villa Café, qual é a quantidade ideal de cafeína que devemos consumir diariamente e como essa substância presente no café pode contribuir para a sua saúde. Confira:

A dose certa

Quando tratamos sobre consumo de alimentos, sempre nos deparamos com inúmeras pesquisas que indicam tantos benefícios como os malefícios. Com a quantidade de cafeína não poderia ser diferente.

Porém, existe um consenso: um adulto saudável pode — e deve — ingerir cerca de 400 miligramas dessa substância por dia.

Essa medida, além de não trazer nenhum risco à saúde, é mais que suficiente para garantir a absorção de todas as propriedades benéficas do café e seus derivados.

Mas sabendo isso, como calcular as quantidades ideais em doses ou xícaras de café para termos o controle exato?

Preparamos uma lista com a quantidade de cafeína presente nos principais tipos de café que consumimos no nosso cotidiano e a quantidade recomendada por dia:

  • Cinco xícaras de espresso (com aproximadamente 30 a 50ml de bebida): cada pequeno shot dessa bebida tem, em média, 80mg de cafeína;
  • Três xícaras de 150 ml de café coado: essa porção de café costuma ter, dependendo da intensidade, de 60 a 150mg de cafeína;
  • Duas xícaras de 240 ml de café solúvel: cada xícara grande de café solúvel pode ter até 170mg de cafeína.

É importante ficar atento que, ao longo do seu dia, você não ingere cafeína apenas no café! Refrigerantes, bebidas energéticas, chás, chocolates e até medicamentos possuem quantidades generosas de cafeína em sua composição e, se somadas às suas doses de café, o resultado pode ultrapassar — e muito — o limite recomendado pelos órgãos de saúde.

Os benefícios da cafeína

Agora que você já sabe a quantidade de cafeína que deve consumir por dia e como distribuir melhor as suas doses de café ao longo da sua rotina, é hora de aproveitar todos os benefícios que essa substância pode trazer para sua vida.

Além de combater o cansaço e dar mais ânimo, já que inibe as reações químicas que freiam as atividades cerebrais e provocam as sensações de estafa, a cafeína já é associada ao combate e prevenção de doenças do fígado, principalmente às relacionadas ao álcool.

Cientistas de todo o mundo já comandam, também, estudos que querem comprovar a ligação da cafeína com a prevenção de Diabetes e Mal de Parkinson.

Outro benefício interessante, mas pouco conhecido da cafeína, é o de dilatação de brônquios pulmonares: ou seja, ela otimiza a capacidade respiratória e, assim, é utilizada até mesmo por atletas antes de competições.

Então, você já sabe: beneficie-se de forma saudável de todas as propriedades da cafeína.

Não precisa beber demais, mas 7 xícaras de café por dia vão contribuir muito para sua saúde, mente e bem estar!

Para não perder nenhuma das dicas e curiosidades, além de ficar por dentro de lançamentos e receitas, siga o Villa Café nas redes sociais (Facebook, Instagram) e aprenda cada vez mais sobre o mundo do café!