Os 5 erros mais comuns na hora de coar o café

Blog Villa Café, Curiosidades

Fazer um cafezinho coado é um dos nossos hábitos mais tradicionais. Claro, cada um tem o seu jeito de fazer. Mas aqui vão algumas dicas de 05 coisas que podem ser evitadas se o seu objetivo é ter um café perfeito!

01. ACHAR QUE CAFÉ EXTRA-FORTE TEM MAIS CAFEÍNA

Não quero dizer que seja um erro usar café extra-forte. O erro é utilizar sem saber o que ele, de verdade, é! Na realidade, vejo que muitas pessoas compram pó de café extra-forte com o objetivo de beber um café com mais cafeína. Aí que mora o engano: o café extra-forte não é um café com mais cafeína, é um café que foi torrado por mais tempo; um café, muitas vezes, queimado. O gosto amargo vem do sabor do queimado. Ou seja, se for por questão de cafeína, comprar café extra-forte não é a melhor opção.

02. DEIXAR FERVER A ÁGUA DO CAFÉ

O problema de ferver a água do café é que, nesse ponto, ela começa a perder oxigênio e, com isso,  não consegue extrair todos os aromas e os sabores originais da bebida. E, mais, a água fervente queima o café, o que também causa um certo amargor

03. USAR QUALQUER TIPO DE ÁGUA

Esse item está totalmente ligado ao item anterior: se não é bom ferver, então é importante que a água seja filtrada ou mineral.  E não só por isso: é importante lembrar que uma xícara de café é composta quase que, em sua totalidade, de água. Ou seja, como é ela que vai extrair os sabores do café, quanto mais pura e sem impurezas, melhor!

04. MEXER O CAFÉ ENQUANTO ELE ESTIVER SENDO FILTRADO

Esse é um pecado “cafezístico” muito fácil de ser evitado. Talvez na pressa, temos a tendência de ficar mexendo na água enquanto ela passa pelo pó. Aqui também a gente contribui para que a riqueza de sabores e aromas se percam. O melhor é deixar a água lá, quietinha, passando naturalmente pelo pó

05. LAVAR O COADOR COM DETERGENTE

Depois de tanto falar de como as coisas podem interferir no sabor do café, essa informação  você já deve desconfiar, não é? Usar sabão ou detergente para lavar o coador é arriscar deixar resquícios de produtos químicos para as próximas vezes que for utilizá-lo (no caso de coador de pano). O melhor é sempre lavar com água corrente!