História do café

História do café: entenda a relação entre o café moca e o Iêmen

Blog Villa Café, Indústria

Aqui no nosso blog você já viajou o mundo conhecendo a história do café, além das origens e as curiosidades de algumas das melhores bebidas do mundo.

Para continuar este saboroso tour, vamos apresentar, no post de hoje, uma variedade de grão extremamente apreciada e com um sabor tão específico que chega a ser alvo até mesmo de imitações que tentam alcançar seus aromas e nuances.

Estamos falando do café moca, que, para muitos, é considerado um delicioso acidente genético, já que tem a estrutura completamente diferente das outras qualidades de grãos existentes no mercado.

Vamos entender a sua origem, os seus diferenciais e a sua relação com a “mocca”, uma das bebidas mais pedidas nos cafés ao redor do mundo.

História do café: as origens do café moca

Para começar esta viagem, precisamos voar até a Ásia, mais precisamente no sudoeste da Arábia.

É lá que fica o Iêmen, país de origem do café moca e também o porto de Moca, que batizou esta variedade.

Segundo conta a história do café, entre os séculos XV e XVII, a região de Moca foi uma das mais importantes exportadoras de café em todo o mundo.

Este grão arábica já chama a atenção pela sua estrutura diferenciada em relação aos outros tipos de café.

Enquanto o fruto tradicional do café possui duas “lojas” que guardam sementes achatadas, o café moca possui apenas uma semente ocupando a cavidade.

Assim, ela passa a se chamar grão ovoide.

Isso, segundo a ciência, começou a acontecer devido a fatores genéticos e ambientais e acabou gerando o novo tipo de planta.

Como ele é um grão único, o moca acaba preenchendo todo o vazio deixado pelo ausência do outro e acaba criando uma forma arredondada.

Sabor diferenciado: as peculiaridades do grão

A modificação genética e as condições climáticas trouxeram, além de estrutura física, mudanças significativas nos sabores e aromas do café moca.

Assim, durante a torra, ele adquire uma concentração maior de açúcar, principalmente se comparado aos grãos tradicionais.

Além disso, ele apresenta notas que remetem ao chocolate e que acabam trazendo a associação do café moca à bebida Mocha, que é feita com café espresso tradicional misturado a algum tipo de chocolate.

Isso, segundo baristas, é uma tentativa de referência ao sabor original do moca verdadeiro que, como é mais caro, acaba sendo de difícil acesso.

Assim, o chocolate é adicionado para remeter ao sabor do grão especial. Bebidas como o moccacino também vem dessa mesma linha.

E é justamente o preço que faz com que o mercado do café moca ainda seja menor quando comparado aos grãos tradicionais.

Viagem: do Iêmen para a Tanzânia

Apesar da origem asiática, o café moca mais apreciado e com maior valor de mercado vem, atualmente, da Tanzânia, na África.

É de lá, segundo especialistas, que saem os melhores grãos.

Talvez devido às condições climáticas, as plantas de café que produzem moca na região chegam a mais de 30%.

Este número no Brasil, o maior produtor de café do mundo, não alcança níveis expressivos.

Para ser selecionado após a colheita, precisam passar por peneiras especiais que os separam dos grãos com formatos tradicionais.

Há quem diga, inclusive, que se uma lavoura de café apresenta muitos grãos moca, é porque ela está com problemas e deve receber atenção redobrada.

Você já teve a oportunidade de experimentar um original café moca? Conte sua experiência e deixe suas impressões no comentário deste post! Continue ligado no nosso blog para mais curiosidades e posts sobre a história do café!