Conheça as 11 principais formas que o café é servido

Blog Villa Café, Curiosidades

Paixão mundial, o café é uma das bebidas mais consumidas no planeta. No entanto, em cada país, existem variações de como servi-lo e cada uma delas tem características bem específicas. Quer saber mais sobre como servir café?

Acompanhe!

1. Café coado (ou cafezinho)

É a forma mais comum de servir café no Brasil. Ele é preparado na hora, em coador de pano ou de papel e é uma bebida bastante concentrada. Normalmente, é adoçado, mas isso não é uma regra.

Como é servido

O cafezinho brasileiro é servido na xícara comum de café e deve completar quase todo o recipiente. Ele deve ser servido bem quente. No entanto, a água utilizada para coar o café não deve ultrapassar 98 °C, pois, dessa forma, “queima” as boas propriedades do pó.

Uma boa dica é aquecer a água até borbulhar, desligar o fogo e esperar um minuto antes de preparar a bebida.

Para deixar o gostinho nostálgico ainda mais forte, não há acompanhamento melhor para o café coado do que um pedaço de bolo ou um pão de queijo.

2. Café curto

Nada mais é do que o próprio café espresso, a diferença é a quantidade de bebida a ser servida. Esse café é bem encorpado, em razão do rápido contato com a água durante a preparação.

Como é servido

Comumente, o café curto é servido na xícara de porcelana de 50 mL, mas a quantidade deve variar entre 25 e 35 mL.

Para preservar a temperatura, é recomendado preaquecer o recipiente, passando água fervente por ele — na verdade, esse é um truque interessante para todos os tipos de café.

Como o sabor do café curto é bem intenso, ele pode ser acompanhado de pequenos biscoitos doces ou chocolates ao leite. Também é muito comum que venha ao lado de uma dose de água com gás, para ajudar a limpar o paladar antes de degustar a bebida.

3. Espresso brasileiro

Enquanto em outros países a quantidade-padrão para o café espresso é 30 mL, aqui no Brasil, essa medida é 50 mL. Isso porque nós estamos mais acostumados a consumir grandes quantidades da bebida.

Como é servido

O espresso brasileiro também é servido na xícara comum de café (50 mL), mas até a sua completude, da mesma forma que o café coado.

Assim como no café curto, o sabor do espresso brasileiro é bem forte e intenso. Por isso, ele também costuma ter acompanhamentos mais doces, porém ligeiramente maiores do que os servidos com o espresso tradicional.

4. Café americano

Aquele café diluído com água quente. Recebeu esse nome por ser muito apreciado nos Estados Unidos, onde os consumidores preferem que a bebida seja mais forte.

Como é servido

A receita do café americano varia de acordo com a preferência de quem vai beber: quanto mais água, mais suave. É preciso apenas obedecer à seguinte regra: a parte de água não pode ser maior que a parte de café.

5. Espresso Panna

Na Itália, é comum servir o café espresso com o acréscimo de panna, uma espécie de leite fresco batido na hora.

Como é servido

Aqui no Brasil, muitas vezes, esse creme fresco é substituído pelo chantilly e a bebida também é conhecida como espresso italiano.

6. Café longo

Esse tipo de café também é diluído em água e é uma espécie de “meio do caminho” entre o curto e o americano.

Como é servido

Diferente do que acontece com o café americano, no qual a quantidade de água depende da preferência de quem o prepara, no café longo a medida deve ser bem pequena, e a quantidade total a ser servida é de 50 mL.

7. Mocha

Também conhecido como mocaccino, o café mocha é uma espécie de variação mais requintada do cappuccino e é servido com leite e chocolate.

Como é servido

Sua montagem é feita com 50 mL de café espresso, meia parte de calda de chocolate e uma medida de leite. A finalização leva espuma de leite e, em alguns casos, chocolate em pó.

8. Cappuccino Italiano

Um dos tipos de café mais conhecidos e apreciados no mundo inteiro, um cappuccino clássico é feito com 1/3 de espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite.

Como é servido

Por ser mais suave, o cappuccino deve ser servido em uma xícara maior, com capacidade para 150 a 180 mL. Fora da Itália, é comum encontrar variações que incluam canela e/ou chocolate na receita.

9. Cappuccino Tradicional em Pó (Brasil)

Amado pelos brasileiros, o Cappuccino em Pó é uma mistura instantânea que une café, leite, canela, baunilha e chocolate! Dessa forma, você não precisa ter a técnica de preparo do Cappuccino Italiano e pode apreciar em qualquer ligar.

Como é servido

Adicione 10g (metade de um sachê) do Cappuccino Villa Café em até 150 ml de leite ou água quente. Misture rapidamente  e então complete com mais 10g (o restante do sachê). Continue dissolvendo até ele ficar cremoso, pronto para beber! Em nosso blog, ensinamos outras receitas deliciosas com o Cappuccino Villa Café!

10. Caffe latte brasileiro

No Brasil, o caffe latte, ou café com leite, ganha vários nomes pelo país. Pingado, média ou cortado, essa é uma das formas de como servir café mais apreciadas pelos brasileiros. No entanto, a quantidade de leite varia de uma receita para a outra.

Para o pingado, a quantidade de café deve ser bem pequena (cerca de meia parte para uma de leite), apenas o necessário para deixar a bebida com a coloração de caramelo. Já para a média, as partes de café e leite devem ser iguais, ao passo que o cortado é o inverso do pingado: apenas um pouco de leite em uma xícara de café,

Como é servido

Bom, já dissemos que o ideal é optar por recipientes de porcelana e preaquecidos, para manter o café quente por mais tempo e, assim, aproveitar melhor os benefícios da bebida.

No entanto, a tradição também deve ser considerada e, aqui no Brasil, é muito comum servir o café com leite no copo americano. Portanto, as duas maneiras são bem aceitas, mas a primeira é mais elegante.

O café com leite brasileiro é servido quente, mas não tão quente quanto o espresso. O leite deve ser fervido separadamente, mas com o cuidado de não ultrapassar o tempo ideal e perder os aromas e sabores característicos da bebida.

Tradicionalmente, o acompanhamento mais comum do café com leite brasileiro é o pão com manteiga. Na chapa, então, a combinação fica deliciosa!

11. Machiatto

É o típico café com leite da Itália. No entanto, a bebida láctea não é servida pura, mas em forma de espuma, deixando a receita um pouco mais refinada.

Como é servido

O machiatto é servido na xícara de café espresso e com os mesmos acompanhamentos da versão tradicional.

Como você viu, existem várias formas de como servir café e todas elas são deliciosas. Essa bebida tão apreciada ainda pode ser usada como base para drinks e receitas variadas. Quer aprender algumas delas para impressionar na hora de servir um café? Baixe o nosso e-book!