Como escolher as melhores máquinas e soluções de café para escritórios e empresas?

Blog Villa Café, Máquinas de Café
Quem é apaixonado por café, como a gente, sabe da preocupação em termos sempre à nossa disposição uma boa xícara da bebida. Em casa, escolhemos as melhores opções para saborearmos um café de qualidade. Essa mesma cautela, é claro, deve aparecer em outro ambiente em que passamos boa parte dos nossos dias: o trabalho. Se você tem uma empresa ou é o responsável por implementar ações de melhoria no local em que você trabalha, saiba que é possível encontrar uma grande diversidade de máquinas de café para escritórios que certamente vão garantir uma melhora na rotina de trabalho. Afinal, oferecer uma boa bebida para funcionários e clientes é uma ótima estratégia para garantir um bom clima entre toda a sua equipe e, é claro, agradar aqueles que estão te visitando em busca de contratar os seus serviços. No post de hoje, além de conhecer as melhores opções de máquinas para o seu negócio, entenda também alguns métodos de comodato, uma espécie de aluguel diferente, e como algumas empresas especializadas podem fazer todo o trabalho pesado e deixar essa etapa ainda mais cômoda para você.

Uma máquina para cada necessidade

Até o fim da década de 1990, era pouco comum encontrar empresas que ofereciam a seus funcionários e clientes a facilidade de uma máquina de café. Isso se justifica porque, até então, esses equipamentos eram maiores e, muitas vezes, ofereciam muito mais do que as empresas precisavam. As grandes e pesadas máquinas produziam quantidades enormes de café para empresas e escritórios que, muitas vezes, não precisavam de tudo aquilo. O resultado era desperdício e dinheiro jogado fora. Com os avanços tecnológicos, surgiram diversas opções de máquinas de café para escritórios que garantem que uma boa bebida seja oferecida de forma prática. Ou seja, nada de precisar sair durante o expediente para comprar um café para todos os colegas de trabalho ou tirar na sorte quem será o responsável por preparar a bebida no refeitório. Seja para a sua sala, onde serão recebidos clientes e serão feitas reuniões, ou até para montar o famoso “cantinho de café”, a indústria oferece, hoje, possibilidades de máquinas que atenderão suas necessidades.

Do escritório à sala de reunião

Para utilizações eventuais ou individuais, as melhores opções atualmente são as automáticas com sistema de cápsula. De utilização simples e com a qual todos já estão acostumados, elas fazem pouca sujeira e trazem a agilidade que esperamos na hora do preparo do café. As constantes novidades de sabores e tipos de cápsulas são, também, um diferencial que esse tipo de máquina traz para o ambiente de trabalho. Para usos um pouco maiores ou compartilhados, já são indicados alguns modelos que tem um reservatório maior de água, que atenderá a mais pessoas de um mesmo setor, por exemplo. Algumas máquinas de cápsulas não-profissionais já possuem reservatório de 900mL e conseguem preparar várias xícaras de espresso, macchiatos e cappuccinos. Para facilitar ainda mais, muitas já vem com coletores de unidades usadas. O famoso local da empresa em que os funcionários se reúnem para tomar café merece um cuidado especial. Algumas opções automáticas de máquinas de espresso com abastecimento externo ou pela própria rede de água do escritório garantem uma entrega ainda maior de café em tempo menor, com a comodidade de apertar apenas um botão para que seja escolhida a bebida desejada. Ou seja, nada de cápsulas ou manipulação manual. Esses modelos já são usados com frequência em lojas de conveniência, restaurantes e hotéis. Todas essas opções de máquinas, dependendo da necessidade do seu negócio, podem ser compradas ou, como a maioria das empresas opta, utilizadas pelo sistema de comodato.

Comodato de máquinas de café para escritórios

Dependendo da quantidade de máquinas que sua empresa exigirá — de acordo com os espaços e quantidade de funcionários e clientes que você recebe — nem sempre comprá-las será a melhor opção. O método utilizado com mais frequência é o comodato desses equipamentos. Apesar do nome complicado, esse modelo de negócio é, quase sempre, vantajoso para as empresas e para os fornecedores. Nele, empreendimentos especializados “emprestam” as máquinas de café para o seu escritório, sem custo de locação. Como compensação, na maioria das vezes, estabelece-se apenas a obrigação de que todos os insumos que serão utilizados na máquina, como a matéria-prima para o café sejam adquiridos do mesmo fornecedor, de marca específica.

Manutenção e treinamento

Outra comodidade do comodato, é que a manutenção das máquinas sempre fica por conta do próprio fornecedor. Ou seja, se algum problema acontecer com o equipamento, não há necessidade de procurar um técnico especializado de última hora. A equipe da empresa é a responsável pelos reparos técnicos e, também, pelos cuidados preventivos com as máquinas. Caso a máquina seja maior e com especificações que exijam um conhecimento técnico mais específico de quem irá utilizá-la, o parceiro de comodato também é o responsável por oferecer o treinamento do seu escritório.

Vending machines

Presentes em diversos tipos de estabelecimentos, inclusive em empresas maiores, as vending machines, aquele tipo de máquina em que é possível inserir moedas ou notas e escolher alguns serviços extras aos oferecidos também é outra possibilidade de comodato. Quando opta-se por esse tipo de contrato, há a negociação entre fornecedor e cliente sobre os gastos com insumos e o lucro obtido com a venda de produtos que vão além do café, como o chocolate quente.

Coffee break e eventos

O comodato de máquinas de café estabelece, também, um vínculo maior entre fornecedor e cliente. Na maioria dos casos, as relações ultrapassam o empréstimo de máquinas e passam a atingir outros níveis. As melhores empresas especializadas em café oferecem, também, serviços como produção de coffee breaks, eventos de negócio e treinamentos executivos. Na hora de escolher uma empresa para fazer um comodato de máquinas de café para escritórios, pesquise e converse com especialistas. Somente uma boa análise pode garantir que você escolha a quantidade e quais serão os equipamentos corretos para o seu ambiente de trabalho. A escolha de um bom fornecedor vai garantir, também, que os cafés utilizados sejam de boa qualidade. Ou seja, é preciso aliar boas opções de maquinário com insumos de primeira linha e acordos corretos de como será estabelecida essa relação. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Villa Café, que pode garantir a consultoria para você dar o pontapé para tomar sua decisão.