cerveja-com-cafe-experimentando-novos-sabores.jpeg

Cerveja com café: experimentando novos sabores

Blog Villa Café, Receitas

Ainda que não pareça, café e cerveja — 2 das bebidas mais consumidas no mundo — são bastante parecidos: ambos exigem torrefação de grãos e oferecem efeitos estimulantes. Por isso, seu casamento funciona.

E funciona tão bem que, em 2004, a World Beer Cup adotou a categoria “cerveja com sabor de café” à competição. Desde então, cervejarias começaram a criar receitas para participar do concurso.

Veja, a seguir, como é feita a mistura de cerveja com café e alguns dos melhores rótulos para experimentar essa combinação:

A mistura de cerveja com café

O sabor de café é o destaque da receita de algumas cervejas. Isso acontece por causa da mescla dos maltes escuros com a torra dos grãos (quanto maior o grau de torrefação, mais intensa a presença de café).

Mas isso não é tudo. Há ainda o cold toddy, um método no qual os grãos são adicionados à água fria por até 2 dias. O líquido fica, então, rico com sabor e aroma do café. Depois, ele é adicionado à cerveja.

Os 7 melhores rótulos

Blondine Volcano Coffee

A Blondine Volcano Coffee é uma cerveja preta, com espuma cremosa e fabricada com grãos de café arábica. Ao virar o copo, é possível apreciar — tanto no sabor quanto no aroma — notas de malte tostado e de chocolate amargo.

BrewDog Dead Metaphor

A cervejaria escocesa BrewDog convidou os blogueiros cervejeiros Rob Derbyshire e Richard Taylor para produzirem uma cerveja de café. O resultado foi a Dead Metaphor, uma gelada com sabor e aroma fortes, além de notas de chocolate.

Colorado Demoiselle

Feita com água, malte, lúpulo, levedura e café da região da Alta Mogiana (SP), a Colorado Demoiselle já venceu prêmios como o European Beer Star, em 2008.

Dama Bier Fellas

Classificada como uma imperial coffee ipa, a Dama Bier Fellas tem forte sabor de café (todos os seus grãos são do tipo arábica) e coleciona diversos prêmios, como:

  • Australian Beer Awards 2015 (medalha de ouro);
  • International Beer Challenge 2015 (medalha de bronze);
  • World Beer Awards 2015 (medalha de bronze);
  • Festival Brasileiro da Cerveja 2016 (medalha de bronze).

Evil Twin Aún Más Café Jesús

Um expresso gelado. Essa poderia ser a descrição da Evil Twin Aún Más Café Jesús, uma imperial stout com forte sabor de café. Além da influência dos grãos, são óbvias as notas florais e de lúpulos herbáceos e o alto teor alcoólico: 12%.

Kaffee Bier

A Kaffee Bier é produzida pela cervejaria Von Borstel, que selecionou o melhor café da região — o catuaí vermelho — com um cuidadoso processo de produção.

Meantime Coffee Porter

A Meantime Coffee Porter tem um aroma de malte torrado, o que confere à bebida uma característica interessante: um cheiro de café defumado. A sua espuma é preta e bastante cremosa.

Morada Hop Arábica

A parceria entre a cervejaria Morada Cia. Etílica e o Lucca Cafés Especiais deu origem à Morada Hop Arábica. Essa cerveja é uma belgian blond que ganhou medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja 2015 e foi eleita a melhor ale nacional pela Enquete do Bob 2015.

Você gostou deste post sobre cerveja com café? Então monte sua própria receitae compartilhe-a conosco!

Leia também “Dicas de conservação: saiba como preservar o café” e “Misturar cerveja com café: confira como fazer a sua própria combinação“!