Afinal, por que o café gourmet é mais caro? Entenda!

Blog Villa Café, Curiosidades, Indústria

Os apreciadores de café já sabem que o café gourmet é mais caro do que o tradicional. O que talvez não saibam é que, mesmo sendo mais caro, o consumo dos cafés especiais tem crescido em proporções bem maiores, em comparação com o café tradicional. Para ser mais exato, cerca de 15% ao ano, enquanto os tradicionais crescem em torno de 3%, de acordo com a Associação Brasileira de Cafés Especiais.

Essa procura pelo café gourmet mostra que o consumidor reconhece que vale a pena pagar mais para receber o retorno em qualidade. E há muitas razões para que um café especial seja mais caro. Então, prepare uma xícara de café fresquinho e leia o nosso post para descobrir. Ao final da leitura, você vai até mudar de opinião e concluir que o gourmet não é tão caro assim!

O que é um café gourmet

Hoje em dia, parece que um ‘raio gourmetizador’ atingiu grande parte dos produtos que passaram a usar a nomenclatura para aparentar mais qualidade, mas, em muitos casos, isso não passa de jogada de marketing.

Na realidade, no caso do café, o adjetivo gourmet é sinônimo de cuidados minuciosos desde o plantio até o momento da degustação. Todo o processo de produção passa por controle de qualidade, no plantio, colheita e torra, para ser saboreado pelos paladares mais exigentes.

Condições de plantio

Assim como as uvas precisam crescer sob condições especiais para produzir um vinho de qualidade, os grãos para um café gourmet também. Regiões com altitude mínima de 1000 metros acima do nível do mar, com temperatura entre 20 a 23 graus e solo apropriados produzem o grão de qualidade superior que compõe um café especial. As regiões produtoras mais conhecidas mundialmente ficam na África, Havaí, Oriente Médio e América Central e do Sul, especialmente em Minas Gerais.

A colheita dos frutos

As condições regionais e climáticas ideais, por si só, não são garantia de qualidade superior — os cuidados precisam continuar na colheita. É preciso identificar criteriosamente o momento em que o fruto apresenta o ápice de qualidade. Um fruto verde ou maduro em excesso, por exemplo, vai comprometer a qualidade do produto final.

Seleção de grãos

Uma característica importantíssima do café gourmet: ele é composto de grãos 100% da espécie Arábica, que apresenta menor acidez e menor teor de cafeína do que os grãos da espécie Robusta.

Após a colheita, que é feita diretamente do pé de café (os frutos que já caíram no chão não entram no gourmet), procede-se à seleção manual dos melhores frutos. Os defeituosos, verdes ou considerados de baixa qualidade por qualquer motivo, são separados e destinados ao café dito tradicional. Um gourmet só recebe o que é melhor.

Secagem, armazenagem e torra

A secagem é natural, feita ao sol, em terreiros de cimento ou asfalto, nunca diretamente na terra, que pode acrescentar impurezas aos grãos.

A armazenagem é feita em condições especiais para evitar a umidade excessiva, sempre em nível abaixo de 11%. Além disso, o local precisa ser fresco e seco para preservar a qualidade dos grãos.

Outro momento delicado é a hora da torra: basta uma falha de cálculo da exposição a altas temperaturas para que a torra além do ponto deixe um gosto amargo, alterando o equilíbrio almejado. Portanto, a torra determina aroma, corpo, acidez e, logicamente, sabor. Ou seja, mais um motivo que explica porque o café gourmet é mais caro.

A certificação

Além de todos os cuidados citados, é ainda imprescindível que o selo de certificação como gourmet esteja presente na embalagem. A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) é o órgão responsável por essa certificação: para ser gourmet, o café precisa receber um conceito mínimo de 7,3 em um máximo de 10.

Como você pode concluir, nenhum café é gourmet por acaso. Ele precisa merecer esse título. A produção dos cafés especiais envolve custos extras, que não entram na composição do preço do café tradicional, por isso o gourmet é mais caro. No entanto, levando-se em conta a alta qualidade do produto, o preço é bastante compensador. Como bem disse Rubia Duarte, sócia-diretora do Villa Café, “o café gourmet é um luxo barato”.

Concorda com ela? Acha que o café gourmet é mais caro, mas compensa pelo sabor? Comente no blog e aproveite para nos contar qual é sua receita favorita de café!