benefícios do café para seu corpo

8 benefícios do café para seu corpo que você não conhecia!

Blog Villa Café, Café e Saúde

Sem dúvida, o café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Mas você sabia que ele vai muito além de um sabor inconfundível e aroma irresistível?

Pesquisas importantes sobre o tema e veiculadas em respeitadas revistas relacionadas à área de medicina, como a britânica The New England Journal of Medicine, apontam o café como o mocinho na dieta de várias pessoas, podendo inclusive estar relacionado a uma vida mais longa e saudável.

Pensando nesse assunto, selecionamos oito benefícios do café para o seu corpo. Confira, temos certeza de que você irá se surpreender!

1 – O café pode proporcionar uma vida mais longa

Americanos dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde), em uma pesquisa que durou quase 15 anos e entrevistou milhares de pessoas, levantaram a hipótese de que o consumo regular da bebida poderia estar relacionada a uma diminuição bastante significativa na mortalidade dos seus entrevistados.

Apesar de não conclusivos, os estudos apontaram muitas evidências de que a ingestão da bebida estava proporcionalmente ligada aos benefícios que ela traz ao organismo, ou seja, para aquelas pessoas que tomavam cerca de seis xícaras de café por dia, a diminuição na mortalidade foi muito maior.

2 – O café pode otimizar o desempenho de inúmeras funções do organismo

A cafeína é o maior princípio psicoativo do café. Sua ação no sistema nervoso é a responsável pela sensação de alerta no consumidor, aumentando sua percepção, desempenho cognitivo, alerta auditivo, conferindo maior capacidade de concentração em diversas tarefas e redução da sonolência e da sensação de cansaço.

Em algumas pessoas, esses estímulos são quase que instantâneos à ingestão dos primeiros goles da bebida. Com isso, de forma moderada, o cafezinho pode ser um grande aliado em meio a tantos afazeres e atividades desenvolvidas ao longo dos dias pelas pessoas.

3 – O café ajuda a aliviar a tensão, estresse e tendências depressivas

Devido às propriedades psicoestimulantes do café, seu consumo moderado pode estar relacionado a uma melhora no humor e maior disposição física e mental, agindo positivamente no organismo contra tensões e estresse do dia a dia, sem mencionar a presença do ácido cafeico, que possui faculdades antidepressivas.

Com isso, beber um pouco de café por dia pode ajudá-lo a encarar desafios, resolver problemas e, em muito casos, pode proporcionar bons momentos de interação que, por si só, já contribuem para que o seu dia esteja repleto de situações prazerosas e agradáveis.

4 – O café pode colaborar na prevenção de inúmeras doenças

Vários estudos indicam que o café pode ajudar no combate a certas doenças, já que possui características benéficas ao corpo humano, como antiinflamatórias, por exemplo.

Veja algumas maravilhas que o café pode fazer por você:

  • O consumo diário de um pequeno copo de café pode combater em até 10% as chances do organismo em desenvolver cálculo renal ou as temíveis pedras nos rins.
  • No caso da diabetes tipo II, estudos demonstraram uma diminuição significativa do organismo em desenvolver a doença quando o indivíduo consome aproximadamente 250ml da bebida por dia.
  • Além de reduzir a fadiga dos músculos respiratórios e ter como característica a broncodilatação, a cafeína também pode diminuir em 30% as chances de crises de asma em consumidores regulares da bebida.

Sua ação benéfica contra doenças se estende também para outras enfermidades, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson, por exemplo, o que nos traz mais um indicativo de que a inserção regular e moderada do café em sua dieta poderá trazer incontáveis benefícios à sua saúde.

5 – O café é recomendado para leves dores de cabeça e crises de enxaqueca

O café, em diversos casos, é bastante recomendado no combate a leves dores de cabeça e até enxaqueca. Ele apresenta algumas substâncias capazes de causar a vasoconstrição cerebral, o que consequentemente resulta no positivo efeito medicamentoso da bebida.

Por isso, em meio a situações estressantes que possam resultar ou já tenham ocasionado dores de cabeça, procure tomar uma pequena xícara de café para restaurar a sua vitalidade e diminuir o mal estar.

6 – O café alimenta e nutre o seu organismo

Em sua composição, além da cafeína, podemos também encontrar diversos outros nutrientes, como a niacina — vitamina importante do complexo B — minerais, aminoácidos, açucares e lipídios, o que mostra que o café é integrante essencial em uma dieta saudável, fortalecendo as defesas do organismo.

Não é à toa que aqui mesmo no Brasil haja iniciativas de levar o tradicional café, ou a famosa mistura de café com leite, para as merendas escolares. Além de aumentar o contato dos alunos com esse grão que faz parte da nossa história, isso certamente levará para os cardápios escolares mais uma opção bastante saudável e nutritiva.

 7 – O café possui ação antioxidante

Por sua complexa estrutura química, o café possui também propriedades antioxidantes, uma poderosa chave para obter um corpo mais jovem e, claro, uma pele mais saudável, livre de sinais da idade, como as rugas ou a temida celulite.

Além disso, essa característica antioxidante também contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e no combate de pequenas inflamações no organismo.

8 – O café ajuda a queimar calorias

A cafeína presente no café ajuda na mobilização das gorduras existentes no tecido adiposo do corpo humano, fator importante para acelerar a queima de calorias do organismo.

Com essa ajudinha, o café contribui para que mais gorduras estejam disponíveis quando o indivíduo pratica atividades físicas, facilitando seu emagrecimento.

É claro que o café não faz todo o trabalho sozinho, sendo necessário integrá-lo a uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente para que o emagrecimento seja eficaz.

Para tirar o máximo proveito dessa deliciosa bebida, a dica é não exagerar. Com doses entre três a cinco xícaras por dia, equivalentes respectivamente a 250ml e 350ml, certamente o cafezinho será um grande aliado para o seu organismo e irá proporcionar por toda a sua vida saborosos momentos.

Gostou do nosso texto? Então, antes de ir tomar um cafezinho, deixe o seu comentário em nossa página e compartilhe todas as suas ideais, dúvidas e sugestões a respeito do assunto conosco!