tipos de café Arábica que você precisa experimentar

5 tipos de café Arábica que você precisa experimentar

Blog Villa Café, Indústria

O tipo de grão é essencial para definir a qualidade do café e é também fator importante a ser considerado na hora de agradar diferentes paladares.

E quem realmente ama tomar um cafezinho sabe bem disso! Algumas pessoas preferem café mais forte, outras mais suave. Tem aqueles que gostam dos mais equilibrados e os que não abrem mão dos mais intensos. Todas essas características são determinadas por uma série de fatores do café — desde o seu cultivo até a torrefação.

Antigamente, as pessoas compravam ou cultivavam os grãos e faziam o processo da torra em casa, limitando o sabor àquela única safra. Posteriormente o café passou a ser vendido já torrado e em pacotes. Foi nesse momento que surgiu a ideia de misturar diferentes tipos de grãos, num processo conhecido como blend. A partir de então, os blends passaram a dominar o mercado com opções para todos os paladares.

E, com a ampla variedade de espécies e informações que existem disponíveis hoje, encontrar o tipo perfeito que mais cai no seu gosto não é tarefa difícil. A seguir, aprenda um pouco mais sobre os blends e 5 tipos de café Arábica que você precisa experimentar!

O blend perfeito

O processo para chegar a um blend perfeito não é simples e requer tempo. Deve-se levar em conta as características desejadas no sabor para, então, combinar os grãos perfeitos, a safra, o local de cultivo, o clima, a torrefação e a maturação — tudo isso influencia diretamente no paladar.

As particularidades do café Arábica faz deste café a melhor escolha para o resultado de um café com mais qualidade e bebidas gourmet, já que possui 50% menos cafeína e um sabor especial.

Não é à toa que esta espécie é uma das mais apreciadas em todo mundo.

No Brasil, o sul mineiro destaca-se como o principal produtor de café do mundo. As elevadas altitudes da região propiciam a produção de cafés da mais alta qualidade, encorpados, com notas cítricas suaves e aromas frutados que resultam em verdadeiras obras de arte gustativas.

Confira quais são os tipos de café Arábica que são ideais para produzir blends perfeitos:

1. Bourbon

Uma das variedades de café Arábica mais conhecidas, o Bourbon é equilibrado, tem corpo médio e aroma intenso que lembram caramelo. Indicado para quem prefere sabor adocicado.

2. Café Kona

Alguns consideram essa variedade exclusiva do Havaí como uma das melhores e também uma das mais raras do mundo. É um café complexo, de corpo aveludado e sabores duradouros de frutas. Ideal para os paladares mais requintados e exigentes.

3. Catuaí

Espécie amplamente cultivada no Brasil, especialmente na região de Poços, em Minas Gerais, o Catuaí é um café leve e suave, de aroma adocicado com notas florais. Sua acidez é moderada e o sabor dispensa o uso de açúcar.

4. Café Acaiá

Grãos de corpo médio e equilibrado, de acidez média e com notas frutadas. O Acaiá é recomendado para quem prefere um café suave e sofisticado.

5. Variados (Acaiá e Bourbon)

Indicado para quem prefere uma bebida forte e intenso. A combinação dos tipos Bourbon e Acaiá mescla a intensidade do aroma típico do Bourbon com o corpo médio e equilibrado do Acaiá.

E aí, pronto para preparar sua cafeteira e degustar essas delícias? Tem alguma dica sobre tipos e blends de café Arábica para compartilhar? Deixe seu comentário!